segunda-feira, 7 de março de 2016

Possíveis tratamentos

Bom dia gente, como estão vocês?


No último post do blog comentei com vocês sobre o tratamento da emetofobia. Bem, vamos discutir sobre esse assunto! Na internet, procurei bastante sobre opções de tratamento, mas muito do que se acha fala sobre fobias em geral. Nunca achei nada específico para o medo do vômito em si, mas dizem que a abordagem de tratamento é a mesma para todas as fobias. Existe um único artigo científico em português, de um grupo de estudo brasileiro, que aborda algumas opções de tratamento, como a terapia de exposição a sons, imagens, terapia cognitvo comportamental, hipnose e até mesmo passar pelo processo do vômito de forma acompanhada. Cada psicólogo tem uma forma de se trabalhar, e eu particularmente não entendo nada dessa área, mas faço a terapia cognitivo-comportamental ha 7 meses. Tem me ajudado em muitos aspectos da minha vida, em relação ao meu namoro, ao meu relacionamento com meus pais, meu mestrado, meu emprego... Mas ainda sinto que o problema do vômito só tem piorado ao longo dos meses, e eu minha psicóloga conversamos sobre isso, mas não fazemos nada a respeito.

Quando iniciei o tratamento, achei que faríamos uma série de trabalhos apenas com relação ao vômito, e nem pensei que trabalharia outras questões. Mas minha psicóloga acha que vários fatores da minha vida me levaram a ter medo do vômito, como o falta de cuidado, carinho, atenção, o sentimento de solidão... Sempre quis ser independente, desde adolescente, mas meus pais me prenderam muito dentro de casa... passei a trabalhar muito cedo e pode ser que essa independência somada a falta de cuidados, propiciou que eu construísse esse medo irracional, porque é irracional mesmo. Eu não me lembro nem de como é vomitar, porque faz anos que isso não acontece comigo.. Como posso ter tanto medo de algo que eu nem sei como é e inevitavelmente todos nós, seres humanos, vamos passar um dia? É como ter medo da morte, e acredito que eu tenha medo disso também.. Vocês também tem medo da morte? Pode ser uma característica da nossa doença.

Outro aspecto da doença que já me foi dito, é que os emetofóbicos tem traços de transtorno obsessivo compulsivo, o que faz sentido, se você for pensar bem... No meu caso, o vomito faz parte da minha vida como se fosse uma pessoa que mora comigo. Eu acordo pensando nisso e durmo pensando também. As vezes penso em formas de me curar, as vezes o medo do vomito vem com tudo, as vezes penso que vou me livrar disso, as vezes acho que nunca vou me curar.. O que eu quero dizer, é que pra mim, é como se não existisse a Cinthia sem o medo do vômito.. ele já faz parte de quem eu sou... Essa obsessão pelo pensamento do vômito poderia indicar um tipo de TOC. Eu fui em um psiquiatra uma vez e ele me diagnosticou com sindrome do panico e traços de TOC, e me passou um antidepressivo e um ansiolítico. Confesso que detestei o psiquiatra, achei ele frio e arrogante,  e eu sou do tipo que precisa confiar muito no médico para tomar qualquer tipo de medicação. Eu e minha psicóloga estamos conversando muito a respeito da medicação, porque estou com medo de tomar. Nunca me imaginei tendo que tomar um antidepressivo, esses remédios são fortes, mudam alguns aspectos da personalidade da gente e ainda podem causar efeitos colaterais. E não é só isso, pode ser difícil de parar de tomar depois. Mas minha ansiedade e pensamento compulsivo estão tão fortes que estou muito inclinada a tomar, só estou reunindo coragem. Sei que o remédio em si não vai curar o medo de vomitar, o psiquiatra deixou isso bem claro, mas vai amenizar os sentimentos de ansiedade, angústia e medo, e só de fazer isso já vai ser um ganho!

A mensagem que quero deixar para vocês é a seguinte: busquem ajuda! Busquem tratamento, porque eu negligenciei esse transtorno durante anos, e olha só no que deu! Se eu tivesse buscado tratamento antes, talvez meu sintomas não estivessem tão fortes como estão hoje. Peçam ajuda para as pessoas que vocês confiam, procurem bons psicólogos, mesmo que seja um pouco caro, é muito importante e vai fazer diferença na vida de vocês! Eu ainda não encontrei o ritmo ideal de tratamento psicológico, mas eu já senti muitas mudanças desde que comecei e não me arrependo! E quero tentar todas as formas de tratamento, até hipnose se for preciso! Porque quero realmente vencer essa doença, nem que eu tenha que parar a minha vida pra isso, eu vou encontrar uma forma de ficar melhor! E se eu tiver que vomitar acompanhada nesse processo, eu faço, porque minha vontade de vencer é muito maior do que o medo de viver o resto da vida amargurada por essa doença. Não esmoreçam, procurem ajuda!

Na próxima postagem, quero conversar com vocês sobre as outras fobias que existem no mundo, e acreditem, são muuuitas! Comentem aqui sobre os sentimentos de vocês, os tratamentos que já fizeram ou que gostariam de fazer! 

Um grande abraço a todos e até a próxima!

130 comentários:

  1. Nossa, eu estou na mesma!!! Que Deus me ajude, pq o meu medo é tão gigante que eu quase já desmaiei de tanto medo! Sei lá, eu não consigo viver com isso, estou tentando me curar com psicóloga e tals, mas ainda não aconteceu nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim tbm eu saio muitas vezes da escola por conta dessa fobia

      Excluir
    2. Estou bem atrasada na resposta, mas posso dizer que tentei a terapia na abordagem psicanalítica e a cognitivo comportamental.
      A psicanálise entra em seu inconsciente e busca desvendar o que a nossa mente cria como símbolos que protegem o nosso ego do confronto com o que o nosso inconsciente busca mostrar.
      Em resumo, descobri a origem da fobia através dos sonhos, assim acredito, pois com o tempo o medo foi diminuindo. Conseguia ver filme que tinham essas cenas e etc. Até que esses dias eu vomitei! Não senti aquele enjoo forte, graças a Deus, mas o vômito veio, meu consciente bloqueou 2x, até que na 3° eu me perguntei "pq que eu não libero isso?!". Então veio. Olha... Foi ruim, claro, mas pior era o cheiro hehe.
      Eu consegui vomitar sem "marcar o ambiente vomitado" e sem me desesperar, ou seja, eu sempre lembrava como eu tinha vomitado e onde não querendo mais passar perto do local e, dependendo do caso, eu me mudava de casa só pq tinha vomitado naquela.
      Olha, posso dizer que ainda tenho um pouco de "medo", mas ouvi da minha psicóloga ser mais um "apego" do que "medo", é o que falta pra mim.
      Mas estou muito orgulhosa de Deus, da psicologia e de mim por ter conseguido, finalmente, vomitar sem tremer e chorar igual louca e querer me matar no momento. Hehe.
      Busquem terapia!

      Excluir
    3. Me passa seu contato, quero muito alguém pra conversar sobre isso.

      Excluir
    4. Também Tenho, e estou passando por um momento muito difícil...
      Descobri umas Gastrite e fico inchada e sentido desconforto na garganta, sempre acho que vou vomitar e isso me dá muito pânico. Se alguém quiser cv vou deixar meu e-mail estelaveloso1@gmail.com.

      Excluir
    5. Também Tenho, e estou passando por um momento muito difícil...
      Descobri umas Gastrite e fico inchada e sentido desconforto na garganta, sempre acho que vou vomitar e isso me dá muito pânico. Se alguém quiser cv vou deixar meu e-mail estelaveloso1@gmail.com.

      Excluir
  2. Nossa, eu estou na mesma!!! Que Deus me ajude, pq o meu medo é tão gigante que eu quase já desmaiei de tanto medo! Sei lá, eu não consigo viver com isso, estou tentando me curar com psicóloga e tals, mas ainda não aconteceu nada...

    ResponderExcluir
  3. Estou na mesma situação, gente. Gostaria de saber como vocês estão e o que andam fazendo para melhorar. Tem dias que é insuportável viver..

    ResponderExcluir
  4. Olá, venho aqui deixar meu relato!
    Tenho 31 anos e o estopim da minha emetofobia começou aos 22 anos, acredito que por causa da minha mãe.
    Na época eu trabalhava junto com a minha família no Japão. Nosso apartamento era minúsculo e o banheiro ficava na frente do meu quarto.
    Até esse dia eu não ligava muito para essa situação incômoda de ter que vomitar. Me lembro das unicas duas vezes de ter vomitado antes desse dia fatídico. Um foi em 1995 e outro em 2001.
    Mas enfim, naquele ano de 2006, não sei o que minha mãe comeu, mas ouvi ela vomitar no banheiro que ficava em frente ao meu quarto.
    Nesse mesmo instante comecei a ter calafrios, suava e tremia, coração pulsando forte. Não consegui dormir a noite inteira.
    No dia seguinte eu ainda tava com aquela agonia que só emetofobicos conseguem sentir. Não consegui tomar café da manhã. Não consegui almoçar, não consegui jantar.
    Começava aquela paranoia de pensar “o que que ela comeu pra ter passado mal daquele jeito?” E comecei a evitar comida. É horrível essa sensação. Todos te taxam de anorexa mas tudo que você mais quer na vida é comer, só que não tem força nem coragem, tudo aprece pavoroso e que vai te fazer mal.
    A jornada de trabalho no Japão é muito dura, você tem que ficar trabalhando em linha de produção o dia inteiro em alta velocidade para conseguir bater a meta.
    Meu corpo começava a sentir falta de comida, mas embora meu estomago doesse de fome, nunca tinha apetite. Comecei a emagrecer e cheguei apesar 39kg medindo 1,64m.
    Como eu morava com meus pais, eles perceberam minha apatia e minha repulsa por comida. Embora eles me forçassem a comer, nunca se preocuparam realmente o porque dessa mudança de comportamento. Sempre acharam que era frescura minha ou que era alguma coisa espiritual.
    Convivi nesse estresse de ter que comer o mínimo necessário para sobreviver e poder trabalhar na fábrica. Tinha amigos na época, alguns entendiam meus problemas, outros achavam frescura eu não querer ir em bares ou andar de trem a noite (no Japão tem muita gente bêbada perambulando a noite). Me chamavam de antissocial por não querer acompanha-los em restaurantes e essas coisas.
    A situação só piorava.
    Em 2007 conheci uma pessoa que prometeu me curar. Não era um psicólogo nem algum membro da igreja mas sim um namorado. Ele disse que seria meu herói e me tiraria dessa.
    Mas como?

    ResponderExcluir
  5. Em 2008 ele me trouxe para o Brasil, com intuito de tirar férias e fugir daquele mar de estresse que é o Japão. Bom, daí eu vim pro Brasil, fiquei 9 meses morando no interior de SP com ele +a família dele.
    Confesso que foi ótimo tirar férias e fugir das obrigações de ter que trabalhar. Embora eu ganhasse uns quilinhos a mais, a emetofobia nunca me deixou. Mesmo assim eu vivia paranoica, nunca aceitei bebida alcoolica nem exagerava na comida. Embora não sentisse mais estresse do dia a dia, meu relacionamento com ele não ia muito bem, muito machismo envolvido e o dito cujo querer controlar a minha vida, não tava dando certo. Os pensamentos de retornar ao Japão só iam aumentando. Nisso, a avó dele resolveu se mudar pra casa onde vivíamos, e ela tava com uma doença que atingia o estomago e ela... sim, vomitava. Sempre.
    Não aguentei, peguei minhas coisas e retornei para o Japão. Nessa época eu deveria tar com uns 42kg, eu sempre fui magra, nunca tinha passado dos 45kg. Mas já comia bem.
    Voltei a morar naquele mesmo apartamento onde o banheiro era na frente do meu quarto.
    Mas agora parece que isso não era problema. O receio com vômito ainda era grande, mas aos poucos fui me recuperando.
    Hoje vivo no Brasil, pego ônibus, vou a faculdade e como aquela comida com procedência duvidosa do restaurante universitário.
    Ainda tenho receio de vômito, ainda sinto calafrios em ver gente vomitando, passo raiva em clicar num vídeo/gif do facebook e no final ver que é uma cena de vomito. Acho q o que mais me dá repulsa é o som mesmo, ou a cena da pessoa correr pro banheiro.
    Não vomito desde 2001. 15 anos. As vezes pego virose, dá ânsia mas nunca vomito. A ultima vez que peguei gripe, tive um acesso de tosse tão forte que corri pro banheiro, achei q ia quebrar os anos de vitória, mas por um milagre, consegui controlar.
    O que mais me dá medo nessas horas é o fato de ter que correr pro banheiro, eu não consigo. Prefiro pagar o mico de todo mundo que tar a minha volta ver eu vomitando do que correr pro banheiro.
    Hoje em dia não posso dizer que tenho a fobia em si, mas um certo receito, um pouco maior que uma pessoa normal. Eu como de tudo (tudo q não for realmente suspeito).
    A dica que eu dou pra quem está passado por isso: tente mudar de ambiente, de ares. Se você tem o hábito de passar o dia inteiro trancafiado no quarto, tente mudar isso. Se tiver oportunidade de se mudar pra outro lugar ou cidade mude, se puder tirar férias, tire. Faça alguma coisa diferente do habitual. Tente sair desse looping eterno em que a emetofobia te prende.
    PS1: Eu tentei tratamento psicológico na época que tava em SP e pra mim não adiantou.
    PS2: hoje estou pesando 55kg e tentando parar de engordar.
    Quem quiser conversar mais sobre o assunto: Karina.oikawa@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvir, ver pessoas vomitando? É uma tortura pra mim! >.<

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Meu medo é tão intenso, que tenho pânico até em me imaginar nesse tipo de terapia onde a pessoa ouve, ver imagens e até vomitar se for o caso, para experimentar a sensação. Pior que ter a fobia é você ter a certeza de que tem pânico de tentar se curar desse mal. O fato de ter medo da morte pode soar até positivo numa situação dessas, pois quem irá cometer suicido com pânico da morte? Por consequência irá evita-la. No meu caso, prefiro estar morta do que conviver com emetofobia. Quem está morto nada sente, não vomita, não respira. No meu caso, prefiro morrer do que vomitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo loucura, mas também já cheguei a achar que morrer seria menos pior que vomitar!... Só Deus...

      Excluir
    2. Tb me sinto assim!muitas vezes já pensei que morrer seria melhor do que vomitar!sofro de emetofobia desde criança e agora adulta,isso atrapalha muito minha vida...isso é um pesadelo que parece não ter fim e decidi buscar ajuda!sozinha não consigo!

      Excluir
    3. Oii, tudo bem ? Vi que seu comentário é o mais recente de todos, eu também sofro dessa fobia horrível, eu queria alguém que me entendesse para conversar, ja que todos acham que isso é uma frescura.

      Excluir
    4. Oi tb sinto falta de alguém que ente da oq é conviver com isso!me manda um e-mail se quiser e quem sabe podemos conversar pelo whats e poder desabafar com alguém que entenda!Severed157@gmail.com!bjs e fique bem !

      Excluir
    5. Olá tambem tenho esse terrivel medo, nao gosto de ir a parques de diversão, viajar de ônibus pois já imagino que alguém vai vomitar. Fico triste por não conseguir ajudar quando alguém passa mal.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. E eu que pensei que nunca encontraria pessoas com o mesmo problema que eu... Só mesmo quem passa por esse mal, entende a agonia das pessoas que sofrem de emetofobia! :(

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho medo, me dá desespero só de alguém falar que vai vomitar, só de escutar , s seu ver não sei mas posso chegar a desmaiar

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho medo, me dá desespero só de alguém falar que vai vomitar, só de escutar , s seu ver não sei mas posso chegar a desmaiar

    ResponderExcluir
  10. Sofro de emetofobia desde a infância, até que aos 19 anos (ano de 2007) chegou num limite insustentável. Eu não comia de tanto medo de vomitar e sentia enjoos o tempo inteiro. Fui parar numa emergência com 36kg. E disseram aos meus familiares que eu precisava de ajuda psiquiatra imediata. E aí comecei a tomar o antidepressivo (Clomipramina). Eu só dormia nos primeiros meses e em um ano minha vida tinha mudado totalmente. Conseguia comer sem problema e sem medos. Nesses 10 anos posso dizer que 5 cinco anos consegui viver sem tanto medo. Mas com o tempo a dosagem do antidepressivo foi sendo diminuído e eu comecei a ter crises isoladas de ansiedade. Meu corpo quer cada vez mais medicação, dosagens maiores, e eu me sinto como um dependente químico que cada dia precisa de mais e mais. Experimentei outro antidepressivo (Deciprax) por 6 meses e não deu certo, fiquei muito enjoada, sem conseguir comer e sair de casa. Agora estou a 2 meses com outro antidepressivo (Mirtazapina) e estou mais ou menos. Fiz psicoterapia por 6 anos e agora faço psicanalise a 4 anos. Mas tem sido mt difícil. Tenho 29 anos, formada em Direito, mas não trabalho pq o medo me paralisa. Eu no momento procuro a cura. Tenho lido mt sobre e realmente parece que terei que viver assim por toda a vida. Medicação é bom por um tempo, mas seu corpo sempre pede mais e é muito ruim as crises de abstinência. Espero que tenham sorte na caminhada. Pra mim ta sendo mt dificil. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou sua xará,tbm sou formada em direito rs. Convivo com esse pânico de vomitar desde a adolescência, tenho 36 anos e percebi que Está cada vez pior. Em agosto início psicoterapia, mas pra ser sincera não estou muito confiante. Sorte pra nós

      Excluir
    2. Laila, já me tratei com psiquiatra, mas com psicoterapeuta nunca! Por isso, me conte como foi! Se deu algum resultado, alguma melhora, enfim... Beijos no coração!

      Excluir
    3. Láila José, acho que aquele enjoo que você sentia o tempo inteiro era psicológico! Não dizem que nossa mente é poderosa?! Pois é, tenho certeza de que ela conspira contra a gente, quando a gente passa a pensar muito nos nossos medos! De tanto a gente pensar naquilo, aquilo realmente passa a acontecer com a gente! Tanto que, quando não penso, fico bem! Se penso, fico péssima, e me sentindo mal o tempo inteirinho! Um verdadeiro horror! :,(

      Excluir
    4. Meu filho começou tomar hoje o Clo - cloridrato de clomipramina, mas esta tendo uma reaçao de enjoos. Sera do remedio? Logo mo 1o. Dia. Como vc aconteceu tambem?

      Excluir
  11. Tive uma crise de pânico aos 19 anos, tomei antidepressivo por um ano e parei por conta própria,não tive nenhuma crise até 2016.Sendo que engravidei em 2014 e não tive nenhum enjoo.Mas com certeza meu quadro piorou em 2012 quando procurei terapia e descobri a emetofobia, pois quando eu pensava que tinha só síndrome do pânico não ficava tão desesperada.Confesso que eu preferia morrer sem saber dessa tal síndrome, seri bem melhor.Tive um mal estar no final de 2016 e eram as crises voltando, voltaram muito forte que fiquei quase uma semana comendo uma maça por dia.Peso 41 kilos e meço 1,55, acho que perdi uns 3 kilos nessa semana.Após 2 meses comi demais (rsrsrsrs) e vomitei por duas vezes, foi inevitável.O lado bom que foi melhor do que eu esperava porque nao me desesperei, foi normal, como deveria ser né.. mas o lado ruim é que agora eu sempre penso que se passar mal não vou vomitar somente uma vez, fiquei com essa paranóia.Entre esses sete anos com essa fobia consegui voltar a usar o elevador e fiz uma pequena viagem de Van.Mas ônibus nunca mais entrei pois minha primeira crise foi em um, porém perdi uma viagem pra Holanda por medo de vomitar e entrar em crise no aviao.Preciso urgente de uma cura para isso pois me impossibilita de viver a vida como gostaria.E eu vou conseguir mesmo que seja preciso induzir o vomito por dias seguidos.Não vou deixar que isso ganhe mais força e peve mais dias felizes da minha vida.O medo só cresce se for alimentado e eu fiz isso desde a minha infância e agora estou disposta a reverter essa situaçao!!! Se dermos força um ao outro será mais fácil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, te admiro pela sua força! Gostaria de ser e pensar igual, mas definitivamente, não consigo me ver induzindo o vomito para me curar! Juro pra você! Meu medo me consome ao ponto de eu nem sequer imaginar uma coisa dessa... Me acho até uma louca/anormal em pensar assim, mas é a pura verdade!!! :(
      Mesmo assim, torço de coração pra que você fiquei bem, do jeito que você conseguir! <3

      Excluir
  12. Nossa me identifiquei muito com o seu problema tem épocas que dou uma uma melhorada significativa mas quando vem, vem com tudo . Já cheguei a ficar anoréxica por esse medo. Se alguém na minha casa tem alguma virose ou vomita, entro em pânico. Não falo pra ninguém por vergonha e sei que ninguém vai entender . É extremamente ruim.

    ResponderExcluir
  13. Nossa me identifiquei muito com o seu problema tem épocas que dou uma uma melhorada significativa mas quando vem, vem com tudo . Já cheguei a ficar anoréxica por esse medo. Se alguém na minha casa tem alguma virose ou vomita, entro em pânico. Não falo pra ninguém por vergonha e sei que ninguém vai entender . É extremamente ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, comigo é a mesma coisa, menina! Se alguém aqui em casa pega uma virose, entro em pânico, e acredite, me medico (com Dramin, claro) sem nem mesmo saber se peguei a tal virose... Esse ano mesmo acontecei isso, se liga: minha cunhada pegou, passou pro meu marido, que por sua vez passou para o meu filho, menina! Quase fiquei doida, e dopada de Dramin, né, porque, tomei umas duas, três vezes (de 6h em 6h) pra nem sequer passar mal!!! Rs... Dou risada agora pra não chorar porque, olha... Só Deus pra entender... =/
      Também tenho as 'melhoras significativas', mas quando a deprê bate, menina, só penso naquilo: "será que hoje vou acordar bem?", "será que se eu comer tal coisa vou passar mal?"... É UMA LOUCURA! >=(
      Tem também a questão da gravidez porque, já andei lendo que, mulheres emetofóbicas abominam a questão da gravidez! E COMIGO SEMPRE FOI ASSIM! Como sofro disso desde criança, nunca me imaginei grávida, justamente por conta disso! Mas, graças a Deus, tive meu pequeno antes dessa deprê me pegar agora... Eu sempre tive esse medo de vomitar, mas nunca essa neura de medo de passar mal constantemente... Tanto que, muitos me perguntam quando é que chega o segundo filho, e por esse meu medo, perdi a vontade de ter o segundo... Ainda bem que meu marido entende esse meu medo (pelo fato de ele também ter depressão e seus medos - que são diferentes dos meus - mas que, como são medos, ele não critica esse meu medo, sabe?!) e não me cobra tanto pelo segundo filho... Meu pequeno e que sempre pede um irmão! Rs... Mas, eu logo desconverso, fazer o quê?!... =/
      UFA! Falei demais... Rs... Beijo!

      Excluir
    2. Eu já cheguei o ponto de muda de vagão pq uma pessoa que estava no mesmo vagão que eu começou a vomitar,já deci do ônibus antes da parada pq alguém vomitou dentro do ônibus.enfim isso é muito ruim uma sensação horrível.

      Excluir
    3. Se alguém está doente na minha casa e começa a vomitar eu mim cubro dos pés a cabeça e coloco o dedo no ouvido pra não escultar a zuada de alguém vomitando,já cheguei até a dormir fora de casa quando minhas irmãs ficavam doente e vomitava

      Excluir
  14. Olá, tenho 17 anos, e estou sofrendo de emetofobia, pra mim está sendo a pior coisa do mundo, tomo dramin todo dia pra dormir, mas minha psicóloga disse que mesmo sendo pra viajar, tomar todos os dias o remédio n faz bem, oque mais me deixa triste é as pessoas que eu mais amo n entender, meu namorado por exemplo, ele diz que é frescura e que eu sou idiota por não comer, ja perdi 5kg, tenho muita vontade de comer, mas o medo n deixa, no momento pretendo me mudar de casa ou de cidade pois sinto uma angustia profunda, choro todo dia, acho que estou com começo de depressão por isso .... Espero melhorar e espero que melhorem também. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lê! Oi, todos que aqui estão, acompanhando esse papo que, na minha opinião, não é nem um pouco agradável porque, não gosto nadinha de falar sobre isso... Mas, se é falando que nos ajuda, vambora! Rs...
      Lê, eu li seu comentário, super entendo que você passa, e confesso que fiquei até preocupada com o fato de você tomar Dramin todos os dias para dormir... Não critico porque também faço uso desse bendito quando começo a me sentir mal! Mas, tomar com frequência é como sua médica disse mesmo: não faz bem! Aliás, todo remédio, tomado com exagero/frequência não faz bem à saúde mesmo! Por isso queria te alertar quanto a isso! Sei que, na teoria, tudo é simples... Enquanto na pratica, só quem passa é que sabe... Mas, vai com cuidado!
      Entendo a questão de você ter medo de comer, e ter perdido peso porque, comigo aconteceu a mesma coisa do ano passado para cá (perdi 10kg neste último ano), mas procure não ficar sem se alimentar! Procure comer coisas saudáveis: frutas, a comidinha da sua casa que, com certeza, deve ser feita com cuidado e higiene (diferente dos locais públicos onde a gente nem sabe quais métodos de higiene são adotados), enfim... Se alimente bem! E, precisando de ajuda, pode contar! Aliás, todos os comentários postados aqui, recebo por e-mail, então, verei tudo! Rs... Por enquanto é isso! Fique bem, beijos! <3

      Excluir
  15. Gente, quero deixar aqui meu apoio a vocês que, como eu, sofrem com esse 'desassossego' :(
    Sei que não sou psicóloga, mas deixo aqui meu apoio a todos os que quiserem conversar sobre... Sei que, se curar disso, não é nada fácil... Mas, às vezes, uma palavra conforta o desespero! Quem precisar, é só me chamar! <3
    E, deixo aqui, meu agradecimento e admiração pela Cinthia Barbosa que foi quem fez a postagem porque, nunca que eu teria essa força para expor algo que me incomoda, me entristece e principalmente me envergonha tanto... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica me chama no zap , gostaria de conversar ..
      Sofro com emetofobia só que meu caso é de ver outras pessoas vomitando

      Excluir
    2. Eu tbn queria alguém que fasse cmg pq falar isso com outras pessoas que n tem isso e estranho angelica me chama la 50 11 949941759 ou alguém que me entendesse

      Excluir
  16. Preciso desabafar... Sei que aqui todos passam pelo mesmo medo, e é dificil. Passo por essa fobia desde que me conheço por gente! Nunca soube se era real ou coisa da minha cabeça. Até que em 2013 descobri que era. Na época não comia nada nada nada. Todos os dias ia para o hospital tomar soro na veia para não desmaiar. Emagreci 30kg. Fiquei muito doente. Fiz vários tratamentos, tentei suicidio milhares de vezes, mas nunca consegui tomar os remédios por medo dos efeitos colaterais.
    Em 2014 começou a melhorar... Passei os dois anos seguintes bem. Ainda tinha crises isoladas, mas conseguia manter a calma. Mas de alguns meses pra cá, tudo piorou 90%. Não ando mais de ônibus, não ando mais de carro, tenho crises a todo instante... Eu realmente não sei o que fazer. Já pensei e ainda penso que morrer seria a melhor saída. Mas não posso fazer, porque tenho o apoio da minha familia que me ama, meu namorado que acompanhou todo o processo. Ele é meu pilar. Seis anos juntos. Mas mesmo assim, quando tenho crises, nada me segura. Agora, faz uma semana que estou na casa da minha mãe, porque simplesmente não consigo entrar no carro para ir pra casa. Estou realmente perdida. Comecei um tratamento essa semana e já estou com enjoos, não vou conseguir de novo. Me sinto um estorvo. Não aguento mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amora, é Rafaela seu nome?! Menina, não fica assim! Procura manter a calma! Procura ocupar a cabeça! Sei que, é fácil falar, mas falo por experiência própria! Quanto mais a gente pensa nesse nosso medo desenfreado, pior é e mais ele aparece! É psicológico mesmo!!! O que você faz quando sente o enjoo/a náusea???

      Excluir
    2. Normalmente tenho crise. Quando minha cabeça esta "bem", consigo controlar. Agora é mais fácil do que há quatro anos atrás. Mas mesmo assim, tem dias que não suporto. Tem vezes que me corto. Sou cheia de cicatrizes. Tenho vergonha. Não tenho mais nada.
      O pior de tudo é saber que é psicológico. Porque me entupo de remédios para enjoo e não passa.

      Excluir
    3. Quais são os remédios que você toma, e como você os toma???

      Excluir
    4. Agora não consegui continuar com a medicação por causa do enjoo, era o Alenthus. Agora só tomo rivotril.

      Excluir
    5. Esse Alenthus serve pra que? Não conheço!

      Excluir
  17. Isso é um inferno!
    Convivo com isso desde a infância, prefiro a morte do que ter que vomitar.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Cinthia, tudo bem? Espero que esteja superando esse problema e tenho certeza que com a fé e disposição que você tem, irá superar. Minha filha de 5 anos esta passando por esse problema e estou empenhado a resolver isso custe o que custar porque de fato é muito triste ver o sofrimento de quem passa por isso. Tenha muita fé em Deus e acredite que com ele tudo é possível. Todos nós temos medo Cinthia, mas também somos corajosos. E mesmo com nossos medos seremos felizes até que eles desistam de nós. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  19. Todos depoimentos que li parecem minha vida escrita pelos outros , acontece tudo isso comigo tbm desde que me conheço por gente !!
    Tive 3 depressão por causa do medo de vomitar(nem conseguia escrever vomitar), a primeira depressão quase me levou a morte pesando 50 quilos com 1,72 !!!
    Imagine pra uma emetofobica passar por duas gravidez??
    Rezei todos os dias e graças a Deus nunca vomitei !!
    Hj pra mim estou vivendo meu pior momento pois minha filha de 8 anos desenvolveu 3 vezes pior esse medo a ponto de nem frequentar escola !!
    Estou reunindo forças pra ajudar ela , gostaria de conseguir levá-la fazer hipnose dizem que cura !!
    Hj com tudo que passo por causa dessa fobia até minha fé abalou !!

    ResponderExcluir
  20. Olá, descobri esse blog hoje!
    Estou no meio de uma crise de ansiedade pois, fui diagnosticada com TOC faz uma semana e a minha psiquiatra me passou um remédio pra aliviar a ansiedade mas, sou emetofobica desde pequena e estou com medo de vomitar. Tomei o remédio um dia, passei a noite com náuseas. Parei e voltei a tomar hoje, depois do café da manhã mas, o medo está me consumindo agora. Tento me acalmar mas, não consigo. A minha emetofobia tem picos mas, nunca me deixa! Tive períodos em que só comia salada com medo de comer outros alimentos e vomitar. Pra ir pra escola, tinha que tomar Luftal todo dia. Outros períodos em que saia e ficava perto do banheiro, sempre alerta. Ela sumiu por uns tempos mas, voltou com tudo e aos poucos. Nessa volta começou me dando um desconforto ao ficar em restaurantes mas, ainda conseguia me acalmar e comer. Agora já está no estágio de que só de pensar em sair de casa, ela vem com tudo. Comer fora tem sido um martírio. E junto dela vem a ansiedade e com a ansiedade os pensamentos intrusivos, sintomas do meu TOC. Tá bem difícil e ainda preciso tomar o remédio que dá náuseas. Aff! Oh fobia maldita. Quero uma cura logo pra isso!

    P.S: Só um desabafo mesmo!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb to nessa :-'(....so queria me livrar disso e voltar a viver!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Tenho 12 anos e sofro disso dês dos meus 8... socorro alguém me ajuda! Socorro!!! Não quero passar mal!!! Esses são meus pensamentos todos os dias da minha vida!! Prefiro mtas coisas do que vomitar!! Já pensei em me suicidar já me cortei já arranquei cabelo... tá tudo errado!! Eu só quero curtir meu resto de infância !! Socorro!! Não posso ficar sabendo que alguém vomitou que eu já fico enjoada!!!! Ontem fiquei dando socos na vinha barriga para não vomitar!!!! Preciso de ajuda!!! Minhas notas abaixaram e eu repeti de ano por conta disso!! Só tinha tempo para surtar gritar chorar e n da ata estudar!!! Eu estou tendo uma crise agora é mesmo que eu saiba que tenho emetofobia eu ainda acho que vou vomitar

    ResponderExcluir
  23. Vivo com esse medo há muitos anos, mas só descobri mesmo que era uma fobia quando pesquisei na internet, meu subconsciente achava que todas as pessoas sentiam o mesmo que eu quando tinham que vomitar (mas não!). Meu medo é tanto que só de pensar no tratamento que precisa ver imagens e escutar sons já me dá estômago ruim. Eu entro em estado de pânico, me dá palpitações, tremura constante, boca seca, sensação de desmaio, já pensei as vezes que morrer era melhor que sentir isso. Deixo de comer certas coisas (que gosto inclusive) pra não passar mal. Ouvir as pessoas falando "Vomita que melhora", "É só vomitar" só faz piorar a situação, eu sofro muito com isso, desde os 10 anos de idade enfrento problemas estomacais, refluxo, gastrite nervosa, etc. Vou buscar ajuda, não consigo conviver com isso mais!

    ResponderExcluir
  24. É até bom eu encontrar pessoas que tem o mesmo problema que eu,isso me faz sentir menos estranho,quando conto esse meu medo pras pessoas elas costumam rir,debochar etc etc...Mas só quem tem o problema sabe realmente o quao é torturante...Bom eu consigo comer,beber normalmente sem problemas...Mas ultimamente a emetofobia tem me incomodado muito mesmo...Todos os dias na escola ando tendo crises de panico,causada pela emetofobia..Isso é horrivel.Meu medo é muito grande mesmo,prefiro morrer do que vom..
    As vezes quando estou andando na rua,fico botando na minha cabeça que vou vom...E isso me da muita ansiedade...é muito complicado mt mesmo.
    Bom aproveitando que estou desabafando aqui neste blog,irei contar uma situaçao muito constrangedora e ''torturante'',que me aconteceu na escola...
    Bom tudo começou na segunda aula,estava tendo aula de sociologia,entao eu comecei a ter pensamentos relacionados a vom...E isso comecou a me dar muita ansiedade,e por conta desses pensamentos,veio uma ansia muito forte,muito forte mesmo,que no caso é psicologica...E isso me deu uma ansiedade tremenda,e eu comecei a suar frio,minha boca ficou seca,comecei a tremer,comecei a ficar muito aterrorizado...Até que chegou o recreio,e quando eu estava descendo pro patio,ainda meio em choque,eu vi que tinham vom...em um banco,e eu quando vi isso,fiquei muito assustado,muito assustado meesmo,e entao chegou um garoto e sentou em cima do vom...E esse garoto achou muito nojenta aquela situaçao,e começou a ter ansias de vomito,entao eu sai correndo,tampei os ouvidos,e fiquei quase chorando,em choque...Entao quando me acalmei um pouco eu voltei para um local mais reservado,e lá eu fiquei tentando me acalmar por um bom tempo...E entao veio uma ansia muito forte novamente,e pareceu muito que eu ia vom...Entao eu fiquei em panico total,querendo morrer,no meu pensamento eu ia vom...eu ia e nao tinha saida,nossa foi um panico totall.Conclusao eu nao vom...Graças a Deus..
    Enfim,se voces ver alguem que tem esse problema,por favor nao zombem,nao tirem sarro,isso nao é frescura é um problema muito serio,muito serio mesmo...
    Esse foi meu relato...

    ResponderExcluir
  25. É muito difícil viver com emetofobia: -'(...sinto crises de ansiedade do de pensar em sair de Casa casa e passar mal,ou alguém passar mal perto de mim
    ...me sinto horrível e imcompreendida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, qual é seu nome? Eu vi que o comentário é de 1 dia atrás, queria alguém pra conversar, estou passando por uma crise agora ! Não consigo dormir, se você ver isso me chama no face esta como Camila Lopes

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  26. Boa noite, minha filha de 9 anos tem o mesmo problema... Lendo vários sites descobri o nome da fobia (até então eu tratava como trauma, o que não deixa de ser) porém fico mais aliviada em saber o nome (emetofobia). Meu face é sorayadenez se alguém tiver mais informações por favor me repassem, pois não quero de forma alguma dar um tratamento tardio para minha filha, quero procurar recurso o quanto antes.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...acho importante acompanhamento psicológico,estou fazendo e psiquiátrico tb com medicamentos!sofro de emetofobia desde criança e talvez se tivesse tratado antes me sentiria melhor hj!minha mãe não entendia oq eu tinha e até hj parece não entender e eu já estou com 32 anos!bom qie vc descobriu cedo!

      Excluir
  27. Tenho emetofobia desde os 7 anos de idade, hoje tenho 23 anos, lembro perfeitamente quando peguei essa fobia e lembro também quando eu não tinha ela e conseguia vomitar normalmente sem medo algum, como se fosse algo normal que fizesse parte da vida, e é algo normal que faz parte da vida e pode acontecer com qualquer pessoa mas para a mente dos emetofobicos não é.
    Confesso que preferia ter fobia de qualquer outra coisa, como por exemplo de algum inseto ou animal, do que ter fobia de vômito, porque vômito/enjoo é algo que está no nosso próprio corpo e não tem como fugir disso quando ele aparece.
    Fiquei 14 anos sem vomitar e dois meses atrás acabei passando mal e vomitando 4 vezes, só que isso não sai mais da minha cabeça, fico lembrando todos os dias do que eu senti no dia que passei mal, quando vomitei, queria poder passar um dia da minha vida sem ter medo disso, sem pensar que eu posso passar mal a qualquer momento. Quero buscar tratamento, mas por enquanto nao tenho condições financeiras para isso. Espero me curar dessa fobia, ou ao menos amenizar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito complicado viver com emetofobia!estou em tratamento há 2 meses...mas ainda sinto Medo!espero superar isso!mas tb depende de nos buscar ajuda e tratamento !!

      Excluir
    2. Tomando medicamentos e fazendo terapia!tem me ajudado um pouco,Mas as vezes fico ansiosa e a emetofobia me deixa desesperada :'(

      Excluir
  28. Eu tambem sofro desse mal, começou quando eu tinha uns 8 anos e pegava a bendita virose umas 4 vezes no mês, eu sempre acabava no hospital tomando injeção para dimunir o enjoo.
    Depois tive varios momentos que me traumatizaram justo pelo ato de vomitar, depois quando estava com uns 14 anos, peguei manias como: nao andar no banco de tras de carros sem janela, evitar o maximo possivel andar de onibus,nao comer em lugares suspeitos e nem comidas muito diferentes, no centro quando tenho ataques de ansiedade, a unica coisa que passa pela minha cabeça: é que eu nao quero que ninguem me veja vomitando e isso fica tao intenso que quero ir logo para casa.
    Eu nao procurei tratamento mas em alguns pontos melhorei, como ir no cinema mas com a condiçao de sentar sempre na ponta e comer em lugares fora mas que eu saiba que não vão me fazer mal, enfim é muito complicado, espero melhorar

    ResponderExcluir
  29. Também sofro de emetofobia, desde que me lembro que sempre tive e nunca imaginei que houvesse tanta gente como eu... Acredito que fiquei com esta fobia porque quando nasci tive de ser alimentada por sonda e sempre me lembro de ver pessoas a vomitar na minha infância, devo ter criado algum transtorno e sinto me logo mal só de pensar nisso. Já andei em várias psiquiatria não para tratar exatamente da emetofobia até porque nenhum me disse que isto existia. Tomei anti depressivos durante anos posso dizer que melhorei um bocado mas o medo do vómito esteve sempre cá, quando estou ansiosa fico sempre pior e é quando o medo aparece com força, deixo de comer certas comidas não como nada que não saiba o prazo... Estou num ponto em que não suporto mais este medo! O que vocês fazem para curar?

    ResponderExcluir
  30. Também sofro com esse problema , sempre fui tímido quando eu tinha 16 anos eu fiquei com tanta vergonha de uma menina que cheguei a vomitar desde então não posso ficar ansioso ou triste que fico com medo. E além disso meu maior medo é vomitar em público

    ResponderExcluir
  31. pessoal, estou precisando de ajuda , urgente, nao sei por onde começar, ja perdi mais de 10 kilos, devido a essa fobia, deixei de comer tudo que gosto, estou me arruinando todos os dias,vivo um ciclo fim, estou querendo reunir as pessoas, que passam por esse mesmo problema,pra trocar experiências o que esta dando certo, se alguem conseguiu se curar ja, sinto eniosso

    ResponderExcluir
  32. sinto enjoos náuseas todos os dias, estou depressiva, tenho um filho que precisa se min, me sinto fracassada, meu Whatsapp 62 996808659

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb me sentia assim!emagreci muito Tb!Fui num psiquiatra e psicólogo,consegui voltar a me alimentar e já recuperei 7 kilos...mas estou tomando 3 medicamentos...

      Excluir
  33. Esse relato descreve minha vida.... Não sei mais oq fazer, nem como fazer, estou realmente desesperada com isso. Está atrapalhando demais minha vida, meu dia dia .

    ResponderExcluir
  34. Eu tbm vivo com esse mal. Ele acaba com minha vida , minha aparência, minha alegria.
    De tanto ter náuseas não consigo tomar medicamentos por medo de vomitar. Sinto um bolo na garganta preso, respiração ofegante, ansiedade , pernas bambas pra desmaiar, nessa hora quero morrer.
    Me sinto mais calma só em casa , e só sair pra qualquer lugar que me dá mais ânsia e fico fora de mim, parece que algo toma minha mente que eu não consigo controlar .
    Já fiz várias tentativas mais nada , já tem 8 anos meu sofrimento. Seria legal se fizessemos um grupo de wpp para trocar experiências. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é difícil conviver com isso!é um pesadelo que parece nao ter fim!sofro de emetofobia desde criança e tem sido difícil demais cada dia!um grupo de Whats seria legal pra conversarmos mais sobre o assunto e formas de nos ajudar!

      Excluir
    2. Seria bom se pudéssemos criar um grupo no Whatsapp para conversamos a respeito... pq sofro com isso também já faz um tempo e é horrível não poder contar com alguém...

      Excluir
  35. Tenho 31 anos e convivo com esse medo desgraçado! Ontem meu esposo estava passando mal, e disse que ia vomitar, gente eu sai correndo de casa, só que ao sair do apartamento eu escutei ele vomitar mesmo assim! Desde ontem estou meio para baixo, estranha. Desde criança lembro quando pessoas a minha volta vomitavam muito, meu pai, a menina q era nossa babá e meu irmão. Quero muito ser mãe, mas o medo de passar mal na gestação e do meu filho passar mal me consome, como vou cuidar? Vou sair correndo se meu filho vomitar?? Me da vontade de chorar só de pensar nisso!

    ResponderExcluir
  36. Tenho 24 anos e sofro de emetofobia desde que me conheço por gente .
    Tenho algumas vagas lembranças de alguns episódios de vomitos na infância, um deles inclusive foi muito traumático, mas vomitava sem precisar estar com alguém ao meu lado.
    Conforme fui ficando mais velha, percebi que quando tinha náuseas, precisava chamar meu pai pra ir ao banheiro comigo, sozinha não conseguia. E até hoje é assim.
    Tive uma bactéria no estômago e confesso pra vcs que eu pensei que ia morrer de pânico, pois todos os dias aooa a janta, era aquele enjôo junto com refluxo, às vezes dormia sentada pra comida não voltar. Todo santo dia ia pro banheiro e ficava tremendo na frente do vaso a ponto da minha mão entortar de medo.
    Estou bem melhor, tenho tentado vencer meu medo indo sozinha ao banheiro quando a náusea vem. Tenho tentado me concentrar deixando as luzes do banheiro desligadas e ouvindo louvores durante as crises (assim não vou ver e nem ouvir nada relacionado ao vomito), têm dado certo, porém em nenhuma das vezes eu vomitei, então não sei se realmente vai dar certo.
    Acho interessante a gente montar um grupo no WhatsApp com as guerreiras e os guerreiros que sofrem com essa merda de emetofobia. Aos interessados me mandem e-mail : bio.sabel@outlook.com

    ResponderExcluir
  37. Existe algum grupo de whatsapp aqui para apoio dessa fobia?

    ResponderExcluir
  38. Olá...tenho 26 anos e acredito que o gatilho que me fez ter medo de vômito foi aos 9 anos, quando em meu aniversário, todos os anos comemorava junto com minha prima. Naquele ano meus sobrinhos tomaram Danone estragado e passaram mal a viagem inteira. Naquela época eu fiquei paranoica com alimentos, olhava validade, chorava quando alguém vomitava em casa, me dando aceleramento cardíaco, calafrio...Vomitei 2x em minha vida (que me lembre), e toda vez que fico enjoada tomo dramin ou plasil, e recentemente me dei conta quantas cartelas tenho tomado. Também percebi que faz 1 ano que evito bebidas alcoólicas preocupada que eu vá passar mal.Essa semana uma mulher vomitou no ônibus, tive vontade de descer do ônibus e meu estômago começou a doer...acho que chegou o momento de procurar ajuda, pois imagino o dia que eu engravidar, como vou lidar com isso? Fiquei impressionada com os comentários de tantas pessoas que sofrem disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É terrível conviver com a emetofobia...um pesadelo sem fim :'(.Tb sofro com isso desde criança...

      Excluir
    2. Nossa, eu também sou assim, sempre tenho todos os tipos de remédios para estomago e fígado, porque se eu me sentir mal, eu vou tomar de tudo pra que não corra o risco de vomitar.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Morro de medo de engravidar, por conta os enjoos da gestação. É terrível conviver com a emetofobia.

      Excluir
  39. TRATAMENTO NATURAL E EFICAZ DA APREENSÃO

    Eu estou feliz hoje que meu filho tem sido curado de convulsão, o que ele teve por 10 anos agora, ele tem o ataque de cinco a sete vezes por semana, o que afeta seu sistema educacional e sua vida. Quando eu estava passando pela internet me deparei com Owens post agradecendo Dr. Lewis colina para curar seu problema de apreensão, e eu tenho o contato do Dr. Lewis colina eu rapidamente em contato com ele, então ele me fez saber que a medicação é 100% de cura e Foi assim que eu peguei o remédio que usei para o meu filho, depois do qual levei meu filho para um exame médico. Funcionou! Mais de um ano, meu filho não apresentou nenhum sintoma de convulsão e acredito que meu filho está curado se você precisar da ajuda dele para mandá-lo por e-mail drlewisadodo@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Pessoal seria bom um grupo para podermos nos ajudar com as experiências. Vou procurar um profissional. Soube ontem que esse medo seria uma fobia. Pensei que só eu tinha isso.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Também tenho emetofobia, isso me deixa muito triste, a primeira crise perdi uns 12kg tinha repulsa a comida, sentia fome ao sair da mesa,mas ao sentar ora comer sentia enjôo, comia nervosa, apreensiva, com tremores imaginando o pior. 3 meses depois me virei, ganhei 14kg, passei uns 2 anos bem, quando me casei, começou a voltar silenciosamente, ia pulando refeições, a sensação ruim vinha, os pensamentos irracionais, as pessoas perceberam que eu estava emagrecendo novamente, e hoje me encontro numa crise, os 14kg que ganhei perdi do final de 2017 pra, por causa desse inferno dessa fobia.

    ResponderExcluir
  43. Não sei oque fazer tenho 15 anos, mas tenho esse medo des de que tenho uns 10 anos eu acho.Ja fui internada por não comer, pois tinha medo de comer E vomitar depois. Não falo disso com meus parente pois nenhum deles acham que isso é um problema e sim uma besteira da minha cabeça, meu desespero é maior por saber que isso pode me prejudicar mais ainda no futuro, mas não sei para quem pedir ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem o que é comentar isso com alguem e a pessoa achar que é frescura, quem dera fosse uma simples frescura ou besterira né. infelizmente a gente não sabe como lidar com isso, pelo menos eu ainda não consegui descobrir

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  44. Também sofro de Emetofobia é horrível, me impede de fazer muitas coisas na minha vida. Já preferi ter anorexia do que emetofobia, antes achava que eu era única no mundo, mas através desses relatos vi que têm varios... se tiver um grupo do WhatsApp me adicionem por favor 62 99157-9558

    ResponderExcluir
  45. Nossa, nunca imaginei que fosse encontrar tanta gente com o mesmo problema que eu, afinal de contas não tem nem 1 ano que descobri o nome dessa fobia. Agora um pouco da minha historia:
    Quando eu era criança, sempre passava mal e vomitava nas viagens para casa de minha vó, com o tempo eu fui aprendendo a controlar isso, mas o medo cada vez mais tomava conta de mim, acho que nos ultimos 20 anos eu vomitei 2 vezes. De uns 10 anos para cá, comecei a não me sentir bem indo a festas, ou entrando em onibus que o itinerário seria longo, pelo simples medo de ver alguem passando mal, ou vomintando. Tenho pavor de pensar que posso ver ou ouvir alguem vomitando. Eu juro que tento me controlar, mas quando alguem vomita proximo de mim, eu fico com os batimentos cardíacos acelerados, minhas mãos suam e formigam, me dá coceira pelo corpo, me dá vontade de sair correndo, de gritar pra nao conseguir ouvir. Fico imaginando uma pessoa proxima passando mal e precisando da minha ajuda, e eu não podendo fazer nada por conta desse medo. Até agora não consegui encontrar um tratamento para isso que não seja manter a distancia de qualquer oportunidade que isso possa ocorrer.

    ResponderExcluir
  46. eu tenho 16 anos, tenho emetofobia e prefiro morrer a vomitar, tenho 1,86 de altura e peso 48 kgs, sou MUITO MAGRO. As pessoas pensam que tenho anorexia, e é quase isso, acredito que meu problema começou quando eu tinha uns 12 anos e meus pais me obrigaram a comer um sorvete em uma sorveteria lotada quando estava de barriga cheia do café da manhã e eu sentia que ia vomitar tudo, não vomitei e não comi o sorvete. Desde então nunca mais consegui comer em lugares públicos, por exemplo restaurantes e a merenda da escola. No início eu tinha um medo gigante de ver ou ouvir outras pessoas vomitando até mesmo em vídeos da internet, hoje em dia consigo ver pela internet sem sentir repulsa, porém não sei se o mesmo se aplica para a vida real. Nunca contei pra ninguém sobre isso, e tenho certeza que se contasse um tapão dos meus familiares.

    meu número caso vocês tenham um grupo:
    14 99689 5060

    ResponderExcluir
  47. detalhe: como muito pouco para evitar vomitar. o medo já foi tão alto que eu sai do trabalho que eu trabalhava dos meus 14-15 anos.

    ResponderExcluir
  48. Olá tenho 26 anos e tbm sofro com isso , tenho uma filha d 5 anos graças a deus não tive nenhum enjoo na gravidez porém isso me atrapalha muito , quando minha filha adoece com virose automaticamente eu me médico junto com ela pq meu psicológico faz eu pensar que tbm estou com virose , isso tbm faz com q eu não queira ter outro filho por medo dos enjoos e por medo de saber que criança vomita e quem vai cuidar e limpar o vômito vai ser eu, não sabia q isso tinha nome descobri hj pq pesquisei, muitos acham ser frescura mas só a gente q passa por isso q sabe , meu medo é tão grande q tenho medo d sair d casa e encontrar alguém com virose acho q vai passar pra mim , isso e muito incômodo pra gente , não aguento viver com esse panico .

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Passo pelo mesmo, já cheguei a descer de um ônibus porque ouvi uma criança dizer que estava enjoada, quando alguem fala que vai vomitar eu ja saio correndo sem pensar pra onde vou... Toda vez que viajo com alguém já fico pensando no que fazer se a pessoa vomitar, só de ouvir a pessoa passar mal já me dá calafrio tenho que tampar os ouvidos! É muito ruim pois as vezes quero ajudar a pessoa mas não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me chamo Raphaela e tbm sou assim. Eu sumo de perto, as vezes fica até chato. Odeio ir em hospital, fiz um plano para mim com quarto executivo só por causa disso. Queria muito ser curada dessa fobia

      Excluir
  52. eu na verdade não tenho medo de vômito, eu tenho aflição, agonia sabe?? pq sla eu me sinto mal, meu coração começa palpitar e eu odeio isso... eu peguei esse certo receio de vômito pq quando eu tinha 9 anos, eu peguei uma virose no início do ano. minha vó me deu chá e eu vomitei igual uma doida, não parava de vomitar. então desde então eu peguei esse trauma, tb quando eu tinha lá pros meus 3 ou 4 anos minha mãe me dava um remédio q me fazia vomitar tudo oq eu tinha comido... hoje em dia eu consigo ficar até mais de boa quando vejo alguém vomitar, mas eu espero nunca mais ver ngm vomitando na minha frente... nunca mais vomitei, graças a Deus, e eu espero continuar assim pelo resto da vida

    ResponderExcluir
  53. Gente, eu acha que isso fosse frescura minha até eu pesquisar na internet "medo de vomitar" e descobrir que isso não é tão bobo como eu imaginava. Eu já vomitei muito quando eu era pequena, nunca liguei. Mas depois que fui ficando maior eu comecei a ter pânico de vomitar, odeio sentir aquele estômago embrulhado, aquele mal estar de quem vai vomitar e não vomita. Eu não suporto, não aceito ter que vomitar. Eu sempre levo comigo domperidona e Dramim. Eu tenho medo que meu marido vomita, meu filho de 3 meses eu entro em pânico eu choro, pq acho que eles estão sofrendo quando vomitam. Eu não deixo meu marido comer as coisas que eu acho que vão fazer ele vomitar, não gosto que ele coma pastéis, comidas diferentes, cachorro quente e outras coisas que poderiam fazer mal a mim então tudo que eu acho que se eu fosse comer que iria me fazer mal e é tbm não deixo ele comer. Eu fico muito paranóica com isso, não faço e não deixo ele comer nada de diferente. Tenho pânico de ouvir alguém vomitar ou de ver, ou até mesmo de saber que está com o estômago embrulhado. Quando minha irma vomita, só de saber eu fico nervosa, tremo de mais, me dá diarréia, batedeira, dó dela, já dou remédio para ela parar de vomitar. Mas ela nem ligar, as vezes ela come algo que faz mal, e ela mesmo induz o vômito para melhorar. Gente, eu tenho fobia de vomitar. Eu engravidei e o meu maior medo era de vomitar nos lugares, mas graças a Deus eu não passei mal do estômago e nem vomitei. Mas tenho medo de engravidar de novo e de vomitar na gestação. As vezes lembro de quando eu vomitei e já sinto batedeira. Isso é muito ruim, tenho medo que meu filho cresça e vomite muito.

    ResponderExcluir
  54. Eu adquiri essa fobia com 5 anos quando vi um menino da minha escola vomitar na minha frente e já fazem 7 anos que eu tenho ela (tenho 12 anos). Não aguento mais, eu sofro muito e os meus sintomas da emetofobia já estão muito forte. Meus pais acham que é besteira, eu quero muito procurar ajuda mas sem os mesmos me ajudando não dá. Eu queria muito alguém que tivesse ou teve emetofobia pra falar comigo, ninguém que eu conheço entende, minha amiga me escuta e me ajuda um pouco, mas é diferente. Agora a pouco eu estava com um mal estar e comecei a chorar e ter uma crise de ansiedade. Eu só quero me livrar dessa merda e nunca mais ter de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi você pode conversar comigo sobre isso? Eu preciso compartilhar esse problema com mais alguém. Meu WhatsApp é (88) 993023575

      Excluir
  55. Eu sofro com essa fobia desde pequena, quando uma vez eu escutei minha mãe vomitando, minha casa era colada na do vizinho e tinha uma calçada bem alta e eu corri pra essa calçada qua do escutei, desde então nunca tive paz, não consigo andar de ônibus, não consigo andar de carro com muita gente, e não consigo também passar muito tempo no meio de muitas pessoas, morro de medo de vomitar, só de pensar já me deixa aguniada sem saber o que fazer, já adquiri bactéria no estômago, gastrite e agora estou com refluxo, meu peso oscila muito por causa disso, só queria ter paz na minha vida, não me preocupar com isso, sério mesmo, antes pensava que era só eu, mas agora vejo que muitas pessoas sofrem com isso e que também esse problema tem nome, eu vim saber disso hj.

    ResponderExcluir
  56. Tem algum grupo no whatsapp sobre essa fobia?

    ResponderExcluir
  57. Boa noite! Estou sofrendo muito com essa fobia ultimamente e gostaria de saber se ainda existe um grupo de whats? Ajudaria muito!

    ResponderExcluir
  58. Boa noite! Estou sofrendo muito com essa fobia ultimamente e gostaria de saber se ainda existe um grupo de whats? Ajudaria muito!

    ResponderExcluir
  59. Gente vamos fazer um grupo no WhatsApp pra desabafarmos e dividirmos experiências. Um ajuda o outro.. caso tenham interesse me mandem um e-mail, crio um e posto o link aqui. Bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Adriana, tenho 48 anos e sofri de Emetofobia desde os 6 anos e em decorrência dessa fobia, desenvolvi Agorafobia, Depressão, Síndrome do Pânico, Toc e TAG e minha vida foi toda basicamente dentro de casa, pois saia muito pouco na adolescência e desde os meus 18 anos o medo me paralisou de maneira que nunca mais consegui sair de casa. Minha vida sempre foi difícil, porque vivo atormentada com meus fantasma e sem apoio e compreensão da minha família.
      Preciso conversar com pessoas que também tenham essa fobia para então quem sabe aliviar a angústia de me sentir uma estranha no ninho, porque do meu convívio e do meu conhecimento ninguém tem isso e a maioria ainda tiram sarro de mim.
      Meu e-mail é: adrianadj1974@gmail.com
      Agradeço! Abraço, Att. Adriana. .

      Excluir
    2. Eu tenho interesse de ajudar a criar um Grupo

      Excluir