sábado, 5 de março de 2016

Tenho emetofobia..... e agora?

Boa noite pessoal!!!


Como prometido, voltei para terminar de contar a minha história com relação a emetofobia. Como eu disse antes, me formei em Nutrição. Vocês devem estar pensando "O que? Uma pessoa que morre de medo de se alimentar, olha a validade de todos os alimentos e não come em restaurantes novos vai dar conselhos sobre alimentação? Sim!!! Eu entrei no curso muito com a intenção de entender melhor sobre os alimentos, seus nutrientes, composição e digestão, e eu acabaria superando esse medo insano do vômito... Bem, isso não aconteceu, obviamente, mas eu me apaixonei de verdade pelo curso, e hoje me orgulho de ser nutricionista, apesar dos meus problemas internos.. Acredito muito em destino, talvez eu esteja passando por isso justamente para ajudar pessoas que tem o mesmo medo que o meu!


Bom, terminei meu curso, formei e logo engatei um mestrado.. Estava muitissimo animada, fazendo mil planos, aproveitando muito... E gente, peguei uma virose! Acho que o estresse de estar trabalhando, fazendo mestrado, namorando e tals... Minha imunidade baixou e fiquei doente. E aconteceu o inimaginável... ou quase.. Eu tive apenas uma ânsia de vômito forte depois de um banho muito quente que tomei para baixar a febre e tive um princípio de desmaio (acho que minha pressão caiu).. Senti um misto de emoções naquele momento, naquele exato momento... Senti felicidade, porque uma metade de mim quer passar pelo processo do vômito como uma forma de cura,, E uma outra metade simplesmente entrou em pânico, e acredito que essa parte é a quem comanda até hoje as minhas emoções.. E se não precisasse ficar pior, minha mãe e minha irmã também pegaram a mesma virose que a minha. Minha irmã foi a que ficou pior... Ela vomitou muito, teve diarreia... Não consegui nem chegar perto dela para poder ajudá-la. E, sendo sincera com todos vocês, só existe um sentimento pior do que o medo...CULPA. E culpa é o que não falta aqui em mim, nessa época e hoje em dia. Imaginem o sentimento: você não consegue cuidar de você mesmo, porque não consegue lidar com o vômito, e não consegue ajudar nem aquelas pessoas que você ama... ou vai entrar em pânico e só piorar as coisas para todo mundo. Além de me sentir culpada por ter passado a virose, eu não fui útil pra ninguém... acho que elas estavam mais preocupadas com meu estado emocional.. Sei que elas não me culpam de nada, mas eu me senti uma completa inútil naqueles dias, uma fracassada, um ser humano fraco e idiota.

A partir desse dia, me acovardei. Passei a ter medo de tudo, qualquer sintoma ja era motivo para me apavorar.. Voltei a ser vigilante  com os alimentos, validade, lugares. E comecei a desenvolver uma ansiedade terrível.. Todos os dias, da hora em que eu acordava até a hora de dormir, eu me encontrava ansiosa e com medo de vomitar. Passei a ser uma pessoa triste, angustiada, amarga, medrosa ao extremo.. Comecei a desenvolver uma tontura crônica, que me deixava mais ansiosa ainda porque eu achava que ia vomitar e desmaiar no meio da rua... Parei de sair de casa, meu mestrado começou a ser prejudicado, meu emprego, meu namoro... Foi realmente a pior fase da minha vida. E olha que sempre fui extremamente ativa, sempre fiz tudo sozinha, pegava onibus, resolvia todos os problemas... E de repente me vi uma criatura frágil, pequena, medrosa, desesperançada. Achei que realmente não tinha mais saída pra mim, que eu seria simplesmente aquela menina que tem de medo de vomitar...

Mas recebi ajuda. Minha família percebeu o quanto eu estava mal, deprimida, sem esperança, cada vez mais sozinha, e passaram a me apoiar mais, conversar comigo e a tentar entender, aos poucos, o que estava acontecendo comigo. Passei a não dormir mais sozinha, sempre na companhia de alguém. E procurei ajuda na psicoterapia, que faço até hoje, Tentei tratamento com fitoterápicos, mas esses métodos requerem mais tempo, e eu achava que só estava piorando cada vez mais... Vou entrar em detalhes na próxima postagem em como meu tratamento está sendo feito e o que eu estou achando...

Não se esqueçam de comentar aqui como está sendo passar por essa batalha! Podemos trocar experiencias e tentar vários tipos de tratamento... Lembrem-se, juntos somos mais fortes!

Um forte abraço e até a próxima!

4 comentários:

  1. Como está a sua vida hoje em dia? Eu tb acredito ter emetofobia e com ela veio um transtorno de ansiedade que me paralisa, é realmente horrível. Não consigo comer e os horários da manhã e início da tarde são os piores, pois fico bem sensível com comida e cheiros.

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse problema desde minha infância. Hj tenho 34 anos. Tenho muitas crises de pânico que envolvem a emetofobia. É horrível.

    ResponderExcluir
  3. Como você está hoje? Alguma melhora em relação a sua fobia? Tenho lidado com isso desde a minha infância. Hoje tenho 32 anos,e acho que estou só piorando.

    ResponderExcluir
  4. Por favor alguém que tenha emetefobia medo de vômito me chama no whatsapp 33984251954 preciso muito de conversar com alguém que me entenda tenho 15 anos tenho uma filha linda de 6 meses e fico pensando como passei 9 meses grávida era oque eu mais temia sempre quis ter filhos mais sim pensava que quando ficasse mais velha eu não ia mais ter esse medo i podia engravidar mais Deus sabe das coisas que faz Deus quis que eu tivesse minha filha que hoje me ajuda muito e a minha maior alegria olho pra ela e vejo como eu fui capaz de enfrentar a gravidez pois minha gravidez foi muito saudável no começo não tive enjôo nenhum a vez ou outra me dava um pouco mais não ficavq com medo aí lá pelas meu 4°mes de gestação dia de domingo um dia depois do aniversário do meu irmão passei mal depois do almoço almocei deitei e cuchilei um pouco não lembro quanto tempo lembro que meu namorado tinha me ligado 13:20 para eu tomar banho que ele tava indo lá em casa com aí dormi mais uns minutinhos aí acordei mais era uma e pouca ainda entrei no banheiro já tinha tirado a roupa quando fui abrir o chuveiro me veio muito água na minha boca fiquei apavorada sai correndo vesti um vestido correndo fechei a casa tudo na correria pois não tinha ninguém em casa estava sozinha ia ia subir pra casa da minha tia aonde meus pais estavam mais fui descendo a escada ia trancar o portão vomitei aí pedi pra chamarem meus pais aí daí foi me dando mais medo de passar mal pois fica pensando estou grávida posso passar mal a a qualquer momento aí no final da gravidez me davq muito enjôo pois eu acho que era pisivologico

    ResponderExcluir